Você é um aleijado (ou “O Primeiro Passo”)?

Você é um aleijado (ou "O Primeiro Passo")?

Adjetivo. A-lei-ja-do. Paralítico.

Coloquei esse único significado propositadamente. Óbvio que nenhum de nós gostaria de ter algum tipo de paralisia, ainda mais física. Porém, não é o que a maioria diz com suas ações. Elas estão paradas. Paralisadas.

Costumo dizer que o primeiro passo é o mais importante (mas não o mais difícil, como vou colocar em breve). Sonhos todos têm. Muitos inclusive são exímios sonhadores. E alguns inclusive conseguem colocar isso para fora, expressar seus objetivos e suas visões. Poucos chegam a traçar uma missão, um modo de chegar até lá, de transformar o invisível, na própria mente, em visível. Mas pouquíssimos são aqueles que dão oprimeiro passo.

Uma caminhada de 5 minutos e uma maratona de 42,195km tem grandes diferenças entre si. Mas ambas começam com um primeiro passo. Independente do tamanho do sonho, ele precisa de um início. Na concepção humana tudo precisa de um começo. Dar o start é fundamental e inevitável. Ou algum de nós já chegou ao final sem começar algo?

Às vezes, o sonho é do tamanho de uma rápida caminhada. Você levanta e vai (go Forrest, go). Mas em outras vezes - e um sonho geralmente se encaixa nessa segunda opção - é necessário ir muito mais além. Acordar 5h da manhã, levantar no frio, sair do conforto da cama e começar o treinamento (nem falei em maratona ainda) pelas ruas da cidade. E quando isso acontece, só o abaixar das cobertas já é difícil. Aquele ar frio espreita os nossos membros e quando sentamos a vontade é de voltar para o travesseiro - ou simplesmente ficar ali pensando se vale a pena. Aquele chão gelado não é convidativo. E o primeiro passo parece muito difícil. Mas sabe o que é convidativo? Alcançar a faixa de chegada.

O primeiro passo é importantíssimo.

Seja para completar uma maratona, abrir um novo negócio, iniciar uma nova carreira ou ir atrás de algo que ninguém tem a coragem de fazer, todos os sonhos começam com uma iniciativa.

Coronel Sanders, fundador da Kentucky Fried Chicken, demorou mais de 60 anos para abrir o primeiro restaurante da rede. Hoje são mais de 5 mil em todo o mundo. Mozart por sua vez já compunha com 5 anos de idade, inclusive se apresentando na Universidade de Salzburgo e para a realeza. Ambos, porém, tiveram que começar em algum momento. O que os difere entre si em relação a sonhos? Pouca coisa. O que os difere em relação aos demais? O primeiro e o segundo passo. Mas esse é tema para o próximo texto.

Quer alcançar o seu sonho? Talvez seja a hora de começar um curso. Ir atrás daquele emprego. Mudar de direção. Independente do que seja, comece! E comece já.